Total Pageviews

Sunday, April 10, 2005

A Unesco celebra o Dia Mundial de Água com três fóruns internacionais dos quais participarão mais de 300 especialistas e muitas personalidades.

Os eventos marcam o início da década dedicada à água, que começa nesta terça-feira.

Ministros, especialistas governamentais, responsáveis políticos e administrativos, banqueiros, juristas e sociólogos se encontrarão nesta "Primavera da Água", promovida pela Academia da Água e apadrinhada pelo Conselho Mundial da Água, pelo presidente francês, Jacques Chirac, e pelo diretor geral da Unesco, Koichiro Matsuura.

A Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) destacou que os eventos fazem parte da Iniciativa Européia para a Água e servem de preparação para o IV Fórum Mundial da Água, que será realizado no México em abril.

O ministro de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável da França, Serge Lepeltier, a ministra para a Água de Uganda e presidente do conselho de ministros africanos da Água, María Mutagamba, e o ex-diretor geral do Fundo Monetário Internacional Michel Camdessus são algumas das personalidades convidadas.

A Conferência Euro-Africana Água e Territórios começou hoje a examinar as relações entre a gestão de água e dos territórios urbanos e rurais a partir de 40 casos representativos, africanos e europeus, que permitirão trocar experiências.

O presidente francês enviou uma mensagem em que ressaltou que a questão de água na África "tem solução", mas requer a mobilização da comunidade internacional.

Este fórum, que acabará na quarta-feira, dedicará uma sessão especial a estudar a participação da população nos processos de tomada de decisões, assim como nas políticas de educação e informação.

Além disso, o encontro tentará definir os indicadores que permitem avaliar os resultados das ações lançadas com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.

Na quinta-feira acontecerá o segundo encontro previsto na Unesco sobre a água, organizado pelo Programa Solidariedade Água, para abordar diferentes maneiras de cooperação entre o Norte e o Sul.

A Unesco ressaltou que a lei Oudin, votada recentemente, reforça as possibilidades de coletividades locais, sindicatos e agências de água participarem de projetos de países em desenvolvimento.

A "Primavera da Água" terminará no dia seguinte na Unesco com uma mesa-redonda sobre o tema euro-africano, focada especialmente no direito à água e a seu saneamento. A discussão reunirá juristas, economistas e gerentes administrativos.

O debate, promovido também pelo Conselho Europeu do Direito do Meio Ambiente, integra as Metas de Desenvolvimento para o Milênio em matéria de Água, afirmou a Unesco.

No comments: